Diário de leitura II: Mindhunter

Chegando em 50% da leitura, e esse livro já me fez pensar em tanta coisa…

Não é uma leitura fácil, por ser não-ficção, por conter relatos de serial killers, por a maioria dos crimes serem de ódio contra mulheres. Não é uma leitura para entreter. 

Houve uma parte no livro em que parei para pensar em como a sociedade ajuda a criar esses “monstros”, e se sim, com a mudança desta, do meio, os padrões mudariam também? Daqui alguns anos esse estudo ainda vai valer? E assistindo o jornal da minha região, em que não há um dia sem um caso de feminicídio, me pergunto, já não mudou? Não criamos novos monstros?

Eu disse, esse livro está me fazendo pensar muito.

Outra coisa, depois de ler uma parte da carta que o Filho de Sam mandava aos jornais e a polícia na época, percebi o quanto ele escrevia bem. Isso me incomodou por dias. O que me incomodava; incomoda? Um serial killer escrever bem? Essa humanização de que ele poderia  ser um escritor? A relação da escrita, algo que amo, com atrocidades? Além de tudo isso, notei, era a fantasia, isso de criar mundos; que eu faço, escritores em geral fazem, roteiristas, etc, e serial killers também. Essa relação me cortou. John diz que a diferença é que nós; os “normais”?; não usamos nossas fantasias para ferir ninguém. Isso não me trouxe tanta paz.

Vou terminar esse diário de leitura com um trecho do livro que diz tudo:

“O estudo começou a abordar algumas das questões mais antigas sobre loucura e sobre ´´que tipo de pessoa faria uma coisa daquelas “.(…) Mas, independente do quanto aprendemos, (…) este estudo gera muito mais perguntas do que respostas.”

2 comentários em “Diário de leitura II: Mindhunter

  1. Quero muito ler este desde que vi a série da Netflix, mas acho que ainda não tenho inteligência emocional o suficiente, essas coisas me perturbam de um modo… Todas as reflexões certamente as faria.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s