A forma que Jane nos conquista

Desde que assisti o filme de 2011, não, desde que li O morro dos ventos uivantes, tenho vontade de ler Jane Eyre de Charlotte Bronte. Esse livro ficou bastante tempo na minha lista em aguardo, mas, eu em uma das minhas fixações, encasquetei que somente o leria nesta edição da foto, motivo? capa bonita; linda!

E depois de comprar meu exemplar, mergulhei nessa leitura que se tornou favorita.

Poderia começar exaltando o brilhantismo de Charlotte, a forma como ela criou uma heroína à frente do seu tempo e ainda assim com traços do moralismo vitoriano da época, dando a Jane uma ambiguidade que fascina. Jane é independente e devotamente submissa, como isso pode acontecer? Charlotte… o marketing meu deus. Tudo no livro foi muito bem pensado para os leitores da época. Charlotte sabia os limites que não poderia ultrapassar, e como criticar a sociedade em vigor de forma mais velada, sem causar tanta irritação. Para isso, até dedicou Jane Eyre a William Makepeace Thackeray, escritor de A feira das vaidades, durante o prefácio que escreveu para a segunda edição de seu livro. 

Agora vamos a Jane, por onde começar? As vezes penso que Jane foi a precursora da mocinha “sou diferente das demais”. Serio, Charlotte deu voz a uma órfã, pobre, sem atrativos convencionais, governanta, sem ninguém de nome importante a seu favor. Quando uma mocinha assim foi protagonista?

 Jane é forte, fraca, imperfeita, determinada, obstinada… Charlotte deu voz a uma personagem que naquele tempo não tinha meios de ser ouvida, alguém sem perspectivas de vida. O que seria de Jane? Se contentaria com a vida à espera de algo, alguém? Não, Jane tem um espírito livre forte inquieto, ela correu atrás de seu destino; um escândalo para a época.

E é isso que faz essa obra ser tão espetacular, Jane.

“Não sou um pássaro, e não fui presa em uma armadilha. Sou um ser humano livre com minha vontade independente.”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s